MESA MUNDI
UMA VOLTA AO MUNDO AO REDOR DA MESA
NATAL EM PORTUGAL
Esse mês nosso destino é Sintra em Portugal e o Natal é uma das celebrações mais importantes do ano.
Assim como acontece em muitos países europeus, é comum decorar usando árvores naturais, como pinheiro e o azevinho, que é a nossa inspiração nesse mês natalino.
O azevinho é uma árvore abundante nas regiões florestais de Sintra e uma planta com muita simbologia.
Segundo alguns autores, o azevinho está ligado à história cristã. por ter auxiliado a esconder Jesus Cristo dos Soldados de Herodes. Da mesma forma, as folhas espinhosas e os bagos vermelho-sangue servem para incutir nos cristãos a memória de que Cristo nasceu para ser coroado de espinhos e derramar o seu sangue para livrar todos os Homens do pecado.
Uma planta com tanto significado, não poderia ficar de fora do nosso
mês natalino, né?
Então bora preparar uma linda mesa e celebrar todos os dias o nascimento do nosso rei Jesus.
Arrumando a mesa
A nossa inspiração para essa mesa foi o azevinho, mas quisemos incluir elementos neutros para que vocês pudessem criar novas composições e usar muito esses itens durante todo o ano!
Gastronomia
A ceia em Portugal varia de acordo com a região e, apesar de o peru estar presente em alguns jantares, ele não é o prato principal do Natal no país. Claro que um dos protagonistas é ele: o bacalhau. O prato mais típico é bem simples, uma generosa posta de bacalhau acompanhada de batatas, cenouras, verduras e ovos cozidos, regados com azeite.
Consoada de Natal
A consoada, como é chamada a ceia de Natal em Portugal, é uma das principais tradições do país e acontece sempre na noite de 24 de dezembro. Segundo a tradição portuguesa, a mesa de natal não pode ser retirada, assim, noite adentro juntam-se novos pratos e a mesa continua posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.